domingo, 8 de janeiro de 2017

ATRAVESSAR O DIA

Atravessar o dia

Durante o dia, é impossível caminhar, sem que haja, em nosso caminho, algum empecilho.
Sempre vai haver algo a nos acalentar, por causa do obstáculo, que, em nossa frente, encontramos, que nos causou dor e angústia.
Inexequível percorrer o dia, sem que existam flores pelos caminhos, sem pensar no passado, sem cogitar com o futuro, que está próximo.
Esse é o curso do dia, quando o sol rebrilha, as flores lançam seus perfumes e, nós, perfumadas de nós mesmas, sumarentas, como uma fruta bem madura, adentramos pelos andamentos do dia e acendemos a chama da alegria.
É importante o que acontece, quando atravessamos o dia. E, muito mais edificante, é como vamos reagir, tentando realizar os alvitres do dia.
Quando não perdemos a esperança de poder concretizar tudo o que desejamos, vamos crescer com a realidade e teremos orgulho de viver.
Abarcando o dia e aceitando o que ficou para trás, em outros dias, em outros tempos, procurando construir o que ainda temos pela frente.
Assim, vamos crescendo, tendo a oportunidade de abrir caminhos, que nos levarão a assimilar
experiências, semearmos raízes, impondo metas, sem nos importarmos com o dia, que transpomos.
Continuamos cruzando o dia e o inverno aborda. As árvores perdem suas folhas, mas, quando a primavera se aproxima, tudo volta a ser verde e as flores nascem dos tubérculos adormecidos.
Então, prosperamos quando colhemos as flores. Mesmo que elas tenham espinhos, seremos capazes de nos perfumar, sem nos esbagoar.
Muitas vezes, achamos que sulcar o dia seja difícil, em outras tantas vezes, tortuoso.
Claro que não é fácil mesmo, mas, aqueles que nunca se acomodaram e correram para percorrer o dia, ah, esses sim! Cresceram muito. Porque sair de um dia confortável, para enfrentar a luta, amedronta...
Mas, se quisermos seguir pelos alvitres do dia e ter o ensejo de alcançar nossas absorções, devemos abraçá-las com toda a coragem, que temos.
Para que isso aconteça, necessário se faz termos iniciativa e ir  à luta. Pois, só conseguiremos alcançar nossos objetivos, quando eles forem focados em nossas iniciativas diárias, transformando qualquer dia, seja de sol, ou de chuva, em oportunidade.
Planejar o caminho, a percorrer, não é difícil, é só atravessar o dia e sair em busca dele, quando o sol despontar no horizonte.

Esse texto se encontra no livro "Musicalidade Colorida" editado pela editora Scortecci.
ISBN 976-85-366-4431-8
Poderá ser encontrado nas livrarias Cultura e Martins Fontes.
Também aqui: www.livrariascuritiba.com.br
www.asabeça.com.br



Nenhum comentário: