Tristeza por quê?
Vinicius de Moraes estava certíssimo quando escreveu a música: “Tristeza por que Tristeza”.
É pura verdade!...Num dia maravilhoso de sol por que estar triste? Mas ele também estava certo quando diz em outra música: ”Tudo é alegria”.
A vida não é só alegria, os percalços hão de surgir e isso faz parte de todo o caminho que temos que percorrer. A vida, como a música, tem momentos de alegria e momentos de tristeza. Se colocarmos as duas em uma balança é possível ter esperança, sim, porque para escrever uma linda música é preciso ter um pouco de tristeza, faz parte da vida.
O poeta quando escreve uma alegre poesia,tem na alma um pouco de tristeza. A alegria é como uma manhã de sol, que a brisa bate em nosso rosto e sentimos o sabor da alegria naquela manhã repleta de felicidade, por mais um dia... Temos que ter um pouco de tristeza para que a alegria se manifeste logo a seguir. Se as manhãs forem sempre ensolaradas, com brisas a tocar as folhas e que dá uma vontade imensa de viver,
algo está errado. Temos que ter um pôr do sol triste e nublado também. Assim é a nossa vida, temos manhãs ensolaradas e também temos pôr do sol triste e melancólico.Particularmente não gosto do pôr do sol, acho muito triste.
Tom Jobim era um mestre da harmonia, quando escuto a música Luiza, tenho a impressão de que ele estava muito triste, quando a compôs. Mas da tristeza ele fez a alegria, pois essa música é linda e alegra o coração! Gosto quando ele diz numa de suas músicas: “Assim como o poeta só e grande se
sofrer.” E é pura verdade, sofrendo é que chegamos à alegria.
Só há arte porque existe a tristeza. Não podemos é deixar que as manhãs de sol radiante se transformem em um entardecer melancólico. Temos que trazer a alegria de volta.
A vida caminha assim, ora tristeza, ora alegria. Não podemos deixar que a tristeza tome conta das manhãs de alegria e nem do entardecer. Então, tristeza, por quê?
Seja alegre tanto nas manhãs ensolaradas quanto no entardecer nostálgico.
Vença a tristeza dando espaço para a alegria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário